Sementes de Açoita-Cavalo-Miúdo (Luehea divaricata Mart.)
Sementes de Açoita-Cavalo-Miúdo / Açoita-Cavalo-Branco
Tiliaceae
Luehea divaricata Mart.
Nomes Populares: Ibatingui, Ivatingui, Açoita-Cavalo, Açoita-Cavalo-Miúdo, Pau-de-Canga e Caiboti.
Ocorrência: Sul da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul na mata semidecídua.
Morfologia: Altura de 15-25 m, com tronco de 50-60 cm de diâmetro. Folhas simples, quase glabras na face superior e densamente pubescentes e de cor esbranquiçada na face inferior. Flores róseas dispostas em inflorescências terminais.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva higrófita, característica das florestas aluviais (matas ciliares e de galeria). Apresenta dispersão irregular e descontínua, sendo particularmente frequente ao longo de rios, terrenos rochosos e íngrimes, onde a floresta é mais aberta e nas formações secundárias.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,64 g/cm³), textura média, grã direita, resistente, extremamente flexível, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos.
Utilidades da Madeira: A madeira é empregada para estruturas de móveis vergados (curvados), coronhas de armas, caixotaria, cadeiras, tamancos, salto de calçados, peças torneadas, contraplacados, para construção civil, como ripas, molduras, rodapés, guarnições, etc.
Informações Complementares: A árvore possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. Planta pioneira de rápido crescimento, não pode faltar nos reflorestamentos mistos de áreas degradadas de preservação permanente.
Sementes de Açoita-Cavalo-Miúdo / Açoita-Cavalo-Branco Tiliaceae Luehea divaricata Mart. Nomes Populares: Ibatingui, Ivatingui, Açoita-Cavalo, Açoita-Cavalo-Miúdo, Pau-de-Canga e Caiboti. Ocorrência: Sul da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul na mata semidecídua. Morfologia: Altura de 15-25 m, com tronco de 50-60 cm de diâmetro. Folhas simples, quase glabras na face superior e densamente pubescentes e de cor esbranquiçada na face inferior. Flores róseas dispostas em inflorescências terminais. Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-fevereiro. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva higrófita, característica das florestas aluviais (matas ciliares e de galeria). Apresenta dispersão irregular e descontínua, sendo particularmente frequente ao longo de rios, terrenos rochosos e íngrimes, onde a floresta é mais aberta e nas formações secundárias. Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,64 g/cm³), textura média, grã direita, resistente, extremamente flexível, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. Utilidades da Madeira: A madeira é empregada para estruturas de móveis vergados (curvados), coronhas de armas, caixotaria, cadeiras, tamancos, salto de calçados, peças torneadas, contraplacados, para construção civil, como ripas, molduras, rodapés, guarnições, etc. Informações Complementares: A árvore possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. Planta pioneira de rápido crescimento, não pode faltar nos reflorestamentos mistos de áreas degradadas de preservação permanente. |