Sementes de Araribá (Simira sampaioana (Standl.) Steyerm)
Sementes de Araribá / Maiatê-Ovo
Angiospermae - Rubiaceae
Simira sampaioana (Standl.) Steyerm.
Nomes Populares: Arariba ou Maiate.
Ocorrência: Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, na floresta latifoliada semidecídua.
Morfologia: Altura de 6-9 m, dotada de copa globosa, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso. Suas flores são amarelas, perfumadas, dispostas em cimeiras apicais e axilares.
Fenologia: O florescimento ocorre durante os meses de dezembro-janeiro.
Madeira: Moderadamente pesada, mais ou menos compacta, pouco resistente e de média durabilidade quando exposta.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada em obras internas da construção civil, para a confecção de estrutura de móveis, brinquedos e caixotaria. A árvore possui algumas qualidades ornamentais que a recomendam para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas. Adaptada a áreas abertas, o Arariba / Maiate deve ser presença obrigatória na composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a recuperação da vegetação de áreas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Araribá / Maiatê-Ovo Angiospermae - Rubiaceae Simira sampaioana (Standl.) Steyerm. Nomes Populares: Arariba ou Maiate. Ocorrência: Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro, na floresta latifoliada semidecídua. Morfologia: Altura de 6-9 m, dotada de copa globosa, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca com ritidoma escamoso. Suas flores são amarelas, perfumadas, dispostas em cimeiras apicais e axilares. Fenologia: O florescimento ocorre durante os meses de dezembro-janeiro. Informações Ecológicas: Planta decídua no inverno, heliófita, seletiva higrófita, características de formações secundárias na floresta latifoliada semidecidua. Ocorre preferencialmente em várzeas um pouco úmidas e beira de rios, porém sempre em terrenos de boa fertilidade.
Madeira: Moderadamente pesada, mais ou menos compacta, pouco resistente e de média durabilidade quando exposta. Sinonímia Botânica: Sickingia sampaiona Standl.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada em obras internas da construção civil, para a confecção de estrutura de móveis, brinquedos e caixotaria. A árvore possui algumas qualidades ornamentais que a recomendam para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas. Adaptada a áreas abertas, o Arariba / Maiate deve ser presença obrigatória na composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a recuperação da vegetação de áreas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |