Sementes de Barbatimão (Stryphnodendron polyphyllum Mart.)
Sementes de Barbatimão / Polifilo
Leguminosae - Mimosoideae
Stryphnodendron polyphyllum Mart.
Nomes Populares: Barbatimão / Polifilo
Ocorrência: Cerrados do Brasil Central até o Paraná e Mato Grosso do Sul. Também no norte e nordeste do país.
Morfologia: Altura de 4-6 m, dotada de copa globosa, com ramos grossos e pulverulento-tomentosos. Tronco tortuoso e mais ou menos cilíndrico, de 20-30 cm de diâmetro, com casca rugosa e partida. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências em espigas axilares, de 8-12 cm de comprimento, sobre pedúnculo de até 2 cm de comprimento. Fruto legume indeiscente.
Fenologia: Floresce durante os meses de novembro a dezembro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, pioneira, característica e exclusiva dos cerrados, onde é comum e com dispersão descontínua e irregular ao longo de sua área de distribuição. Ocorre preferencialmente em formações secundárias (capoeiras e capoeirões) e terrenos arenosos ou argilosos bem drenados e de baixa fertilidade natural. Tolera o fogo e rebrota após o corte.
Madeira: Moderadamente pesada, de textura média e aspecto fibroso, medianamente resistente e pouco durável.
Fonte: Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002.
Sementes de Barbatimão / Polifilo
Stryphnodendron polyphyllum Mart. Nomes Populares: Barbatimão / Polifilo Ocorrência: Cerrados do Brasil Central até o Paraná e Mato Grosso do Sul. Também no norte e nordeste do país. Morfologia: Altura de 4-6 m, dotada de copa globosa, com ramos grossos e pulverulento-tomentosos. Tronco tortuoso e mais ou menos cilíndrico, de 20-30 cm de diâmetro, com casca rugosa e partida. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências em espigas axilares, de 8-12 cm de comprimento, sobre pedúnculo de até 2 cm de comprimento. Fruto legume indeiscente. Fenologia: Floresce durante os meses de novembro a dezembro. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, pioneira, característica e exclusiva dos cerrados, onde é comum e com dispersão descontínua e irregular ao longo de sua área de distribuição. Ocorre preferencialmente em formações secundárias (capoeiras e capoeirões) e terrenos arenosos ou argilosos bem drenados e de baixa fertilidade natural. Tolera o fogo e rebrota após o corte. Madeira: Moderadamente pesada, de textura média e aspecto fibroso, medianamente resistente e pouco durável. Informações Complementares: A madeira é indicada para a confecção de móveis, objetos e adornos, lâminas faqueadas e decorativas, esculturas, compensados, bem como para lenha e carvão. A casca é reputada como medicinal. As flores são apícolas. A árvore, de pequeno porte e com atributos ornamentais, é indicada para arborização de ruas estreitas e sob redes elétricas. Também recomendada para a composição de reflorestamentos mistos visando a recuperação vegetativa de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002. |