Sementes de Camboatã-da-Serra (Connarus regnellii G. Schellen.)
Sementes de Camboatã da Serra / Conaro-Regneli
Angiospermae - Connaraceae
Connarus regnellii G. Schellen.
Nomes Populares: Camboatã-da-Serra
Ocorrência: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente na floresta semidecídua de altitude.
Morfologia: Altura de 4-7 m, dotada de copa densa e baixa. Tronco curto e tortuoso, revestido por casca grossa e reticulada. Folhagem permanente de cor verde escura. Inflorescências paniculares, axilares e pseudoterminais. Flores discretas e bastante perfumadas. Frutos folículos elipsóides na cor vermelha.
Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro.
Madeira: Moderadamente pesada, resistente, fácil de trabalhar, de média resistência quando exposta a intempéries.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova0 Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Camboatã da Serra / Conaro-Regneli
Connarus regnellii G. Schellen.
Nomes Populares: Camboatã-da-Serra Ocorrência: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principalmente na floresta semidecídua de altitude. Morfologia: Altura de 4-7 m, dotada de copa densa e baixa. Tronco curto e tortuoso, revestido por casca grossa e reticulada. Folhagem permanente de cor verde escura. Inflorescências paniculares, axilares e pseudoterminais. Flores discretas e bastante perfumadas. Frutos folículos elipsóides na cor vermelha. Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro. Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, seletiva higrófita, característica da floresta semidecídua de altitude. Pode ser encontrada tanto no interior da floresta primária densa como em formações secundárias.
Madeira: Moderadamente pesada, resistente, fácil de trabalhar, de média resistência quando exposta a intempéries. Informações Complementares: A madeira pode ser empregada em obras internas na construção civil, para estruturas de móveis, confecção de brinquedos, caixotaria, etc. A árvore pode ser empregada no paisagismo, principalmente na arborização de ruas, por seu porte pequeno e copa persistente. Seus frutos são avidamente procurados por pássaros, que ingerem o arilo mucilaginoso dos frutos. Por este motivo pode ser incluído na composição de reflorestamentos heterogêneos destinados ao plantio de áreas degradadas com fins preservacionais.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova0 Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |