Sementes de Carvão-Branco (Callisthene fasciculata (Spreng.) Mart)
Sementes de Carvão Branco
Vochysiaceae
Callisthene fasciculata (Spreng.) Mart
Nomes Populares: Carvão-Branco, Itapicuru, Capitão-do-Campo, Carvão, Carvoeiro.
Ocorrência: Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul nos cerradões (transição entre o cerrado e a mata latifoliada semidecídua da bacia do Paraná). É particularmente frequente no Triângulo Mineiro e no Pantanal Matogrossense.
Morfologia: Altura de 7-18 m, dotada de copa alongada e densa. Tronco mais ou menos ereto e cilíndrico, de 40-60 cm de diâmetro, com casca clara, grossa e bastante rugosa, descamando em placas irregulares. Folhas simples, opostas, dísticas, coriáceas, com nervuras secundárias bem visíveis em ambas as faces, de bordos ondulados, glabras e brilhantes na face superior e vilosas na inferior, de 7-12 cm de comprimento por 4-7 cm de largura, sobre pecíolo de 3-12 cm de comprimento. Inflorescências em fascículos axilares com flores amarelas. Fruto cápsula deiscente de 3 lojas, com várias sementes côncavas.
Fenologia: Floresce exuberantemente durante os meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem julho-agosto.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, secundária, característica e exclusiva dos cerradões, onde ocorre com frequência moderada a elevada, porém bastante descontínua e irregular na dispersão ao longo de sua área de distribuição. Ocorre preferencialmente no interior de matas primárias e secundárias sobre terrenos bem drenados e férteis. Frutifica abundantemente todos os anos produzindo grande quantidade de sementes viáveis.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,76 g/cm³), dura ao corte, textura grossas, de alta resistência mecânica e bastante durável.
Informações Complementares: A madeira é empregada localmente para obras externas como moirões, vigas de pontes, estacas, etc. , bem como para lenha e carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada com sucesso na arborização paisagística. Também recomendada para reflorestamentos heterogêneos com objetivos ecológicos ou preservacionistas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.02. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Carvão Branco
Nomes Populares: Carvão-Branco, Itapicuru, Capitão-do-Campo, Carvão, Carvoeiro. Ocorrência: Estados de Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul nos cerradões (transição entre o cerrado e a mata latifoliada semidecídua da bacia do Paraná). É particularmente frequente no Triângulo Mineiro e no Pantanal Matogrossense. Morfologia: Altura de 7-18 m, dotada de copa alongada e densa. Tronco mais ou menos ereto e cilíndrico, de 40-60 cm de diâmetro, com casca clara, grossa e bastante rugosa, descamando em placas irregulares. Folhas simples, opostas, dísticas, coriáceas, com nervuras secundárias bem visíveis em ambas as faces, de bordos ondulados, glabras e brilhantes na face superior e vilosas na inferior, de 7-12 cm de comprimento por 4-7 cm de largura, sobre pecíolo de 3-12 cm de comprimento. Inflorescências em fascículos axilares com flores amarelas. Fruto cápsula deiscente de 3 lojas, com várias sementes côncavas. Fenologia: Floresce exuberantemente durante os meses de agosto-setembro. Os frutos amadurecem julho-agosto. Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,76 g/cm³), dura ao corte, textura grossas, de alta resistência mecânica e bastante durável. Informações Complementares: A madeira é empregada localmente para obras externas como moirões, vigas de pontes, estacas, etc. , bem como para lenha e carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor, podendo ser usada com sucesso na arborização paisagística. Também recomendada para reflorestamentos heterogêneos com objetivos ecológicos ou preservacionistas. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.02. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |