Sementes de Cássia Azul (Millettia dura Dunn)
Sementes de Cássia Azul
Leguminoseae-papilinoideae
Millettia dura Dunn
Nomes Populares: Cássia-Azul, Cássia-Azul-das-Bermudas, Árvore-Glicínia e Árvore-Wistéria.
Ocorrência: Originária da Ásia (tropical), não deve ser cultivada nas regiões de altitude do sul do Brasil, devido a sensibilidade a geadas.
Morfologia: Árvore caducifólia, de 8-10 m de altura, de tronco com casca parda-clara, lisa, sulcada superficialmente. Ramagem numerosa, recurvada, formando copa arredondada. Influorescências em racemos curtos, axiliares, dispostas ao longo dos ramos, com flores tendo estandarte azul-arroxeado, ovalado, com mancha amarelada, duas asas recurvadas em torno da quilha falcada. Os frutos são vagens lenhosas, achatadas, deiscentes, com marcas da posição das sementes, as quais são marrom-escuras, achatadas e arredondadas.
Fenologia: Floresce de julho a novembro.
Madeira: Produz madeira resistente, utilizada em construção.
Informações Complementares: A árvore possui atributos ornamentais que a recomendam para uso paisagístico, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupo em parques, jardins e praças. É ocasionalmente também empregada na arborização urbana.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Cássia Azul
Nomes Populares: Cássia-Azul, Cássia-Azul-das-Bermudas, Árvore-Glicínia e Árvore-Wistéria. Ocorrência: Originária da Ásia (tropical), não deve ser cultivada nas regiões de altitude do sul do Brasil, devido a sensibilidade a geadas. Morfologia: Árvore caducifólia, de 8-10 m de altura, de tronco com casca parda-clara, lisa, sulcada superficialmente. Ramagem numerosa, recurvada, formando copa arredondada. Influorescências em racemos curtos, axiliares, dispostas ao longo dos ramos, com flores tendo estandarte azul-arroxeado, ovalado, com mancha amarelada, duas asas recurvadas em torno da quilha falcada. Os frutos são vagens lenhosas, achatadas, deiscentes, com marcas da posição das sementes, as quais são marrom-escuras, achatadas e arredondadas. Fenologia: Floresce de julho a novembro. Madeira: Produz madeira resistente, utilizada em construção. Informações Complementares: A árvore possui atributos ornamentais que a recomendam para uso paisagístico, sendo adequada para o plantio isolado ou em grupo em parques, jardins e praças. É ocasionalmente também empregada na arborização urbana. Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |