Sementes de Caviúna-do-Cerrado (Dalbergia miscolobium Benth.)
Sementes de Caviúna do-Cerrado
Angiospermae - Fabaceae - Faboideae (Leguminosae)
Dalbergia miscolobium Benth.
Nomes Populares: Sapuvussu, Caviúna-do-Cerrado e Jacarandá.
Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, principalmente na vegetação do cerrado.
Morfologia: Altura de 8-16 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. Flores dispostas em panículas axiliares, roxas, zigomorfas, diclamídeas; corola com prefloração imbricada. Frutos vagens indeiscentes.
Fenologia: Floresce em janeiro-fevereiro. A maturação dos frutos ocorre em maio-junho.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita, pioneira e seletiva xerófita, característica do cerrado situado sobre terrenos arenosos e bem drenados. É mais frequente em formações abertas secundárias, onde chega a formar grandes agrupamentos.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, decorativa, de grande durabilidade natural.
Informações Complementares: A madeira é própria para mobiliário e acabamentos internos e construção civil. A árvore apresenta ótimas características ornamentais, principalmente pela folhagem verde-azulada de tonalidade clara; apresenta bom potencial para o paisagismo em geral. Pode ser aproveitada para plantios em áreas degradadas juntamente com outras espécies, visando a recomposição arbórea de áreas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Caviúna do-Cerrado
Nomes Populares: Sapuvussu, Caviúna-do-Cerrado e Jacarandá. Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, principalmente na vegetação do cerrado. Morfologia: Altura de 8-16 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. Flores dispostas em panículas axiliares, roxas, zigomorfas, diclamídeas; corola com prefloração imbricada. Frutos vagens indeiscentes. Fenologia: Floresce em janeiro-fevereiro. A maturação dos frutos ocorre em maio-junho. Informações Ecológicas: Planta perenifólia ou semidecídua, heliófita, pioneira e seletiva xerófita, característica do cerrado situado sobre terrenos arenosos e bem drenados. É mais frequente em formações abertas secundárias, onde chega a formar grandes agrupamentos. Madeira: Moderadamente pesada, dura, decorativa, de grande durabilidade natural. Informações Complementares: A madeira é própria para mobiliário e acabamentos internos e construção civil. A árvore apresenta ótimas características ornamentais, principalmente pela folhagem verde-azulada de tonalidade clara; apresenta bom potencial para o paisagismo em geral. Pode ser aproveitada para plantios em áreas degradadas juntamente com outras espécies, visando a recomposição arbórea de áreas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |
“Muito bom,”