Sementes de Chapadinha (Acosmium subelegans (Mohlenbr.) Yakovlev)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Chapadinha. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 6.900 unidades de sementes.
Sementes de Chapadinha
Leguminosae - Papilionoideae (Fabaceae)
Acosmium subelegans (Mohlenbr.) Yakovlev
Nomes Populares: Amendoim-Falso, Chapadinha e Sucupira-Branca.
Ocorrência: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, no cerrado.
Morfologia: Altura de 4-7 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, com 11 folíolos glabros, coriáceos, de 4-6 cm de comprimento por 1-2 cm de largura.
Fenologia: Floresce durante os meses de outubro-dezembro.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, característica do cerrado e do campo cerrado. Apresenta dispersão ampla, porém bastante irregular. Ocorre geralmente em pequenos agrupamentos, principalmente em terrenos altos onde a drenagem é rápida.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura média, medianamente resistente ao ataque de organismos xilófagos.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Chapadinha
Nomes Populares: Amendoim-Falso, Chapadinha e Sucupira-Branca. Ocorrência: Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais e São Paulo, no cerrado. Morfologia: Altura de 4-7 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas imparipinadas, com 11 folíolos glabros, coriáceos, de 4-6 cm de comprimento por 1-2 cm de largura. Fenologia: Floresce durante os meses de outubro-dezembro. Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, característica do cerrado e do campo cerrado. Apresenta dispersão ampla, porém bastante irregular. Ocorre geralmente em pequenos agrupamentos, principalmente em terrenos altos onde a drenagem é rápida. Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura média, medianamente resistente ao ataque de organismos xilófagos. Informações Complementares: A madeira tem emprego limitado pelas dimensões geralmente reduzidas de seu fuste, podendo ser usada para acabamentos internos de construção civil, como rodapés, molduras, painéis, etc. A árvore é dotada de características ornamentais, que a recomendam para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas estreitas sob redes elétricas. Planta pioneira adaptada a terrenos secos e pobres, é apropriada para plantios mistos destinados ao repovoamento de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |