Sementes de Cumaru Amarelo (Dipteryx odorata (Aubl.) Willd.)
Sementes de Cumaru Amarelo / Cumaru-Verdadeiro
Leguminosae-Papilionoideae
Dipteryx odorata (Aubl.) Willd.
Nomes Populares: Cumarurana, Cumaru, Cumaru-Verdadeiro, Cumaru-Amarelo, Cumaru-de-Folha-Grande, Muimapagé, Champagne, Cumaru-do-Amazonas, Cumaruzeiro, Cumbaru, Cumbaru-de-Cheiro e Tonka Tree.
Ocorrência: Região amazônica, desde o estado do Acre até o Maranhão, na floresta pluvial de terra firme e de várzea.
Morfologia: Altura de 20-30 metros, dotada de copa globosa. Tronco ereto e cilíndrico, de 50-70 cm de diâmetro, com casca pouco espessa, rugosa e descamante em placas irregulares. Folhas alternadas, alado-pecioladas, compostas imparipinadas e brilhantes na parte superior. Inflorescências em panículas terminais ferrugíneo-pubescentes, com flores perfumadas. Fruto legume drupáceo ovalado, fibroso e esponjoso, de
superfície pubescente.
Fenologia: Floresce todos os anos durante os meses de agosto-setembro.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia, ciófita, indiferente quanto às condições do solo, característica e exclusiva da floresta pluvial amazônica. Apresenta frequência elevada, porém um tanto descontínua e irregular ao longo de sua ampla área de ocorrência. Ocorre preferencialmente no interior da mata primária de terra firme.
Madeira: Muito pesada (densidade 1,09 g/cm³), dura ao corte, de textura fina a média, grã reversa, de resistência mecânica elevada e muito resistente ao ataque de cupins e de fungos apodrecedores.
Informações Complementares: A madeira é indicada para construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, batentes de portas, lambris, forros, para uso externo, como postes, esteios, estacas, cruzetas, dormentes, para confecção de carrocerias, vagões, defensas, para construção naval, bem como para o fabrico de móveis. As castanhas (sementes) são comestíveis e muito procuradas por roedores. As sementes do Cumaru são conhecidas internacionalmente como Fava Tonka e Tonka Bean.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.02. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Cumaru Amarelo / Cumaru-Verdadeiro
Nomes Populares: Cumarurana, Cumaru, Cumaru-Verdadeiro, Cumaru-Amarelo, Cumaru-de-Folha-Grande, Muimapagé, Champagne, Cumaru-do-Amazonas, Cumaruzeiro, Cumbaru, Cumbaru-de-Cheiro e Tonka Tree. Ocorrência: Região amazônica, desde o estado do Acre até o Maranhão, na floresta pluvial de terra firme e de várzea. Morfologia: Altura de 20-30 metros, dotada de copa globosa. Tronco ereto e cilíndrico, de 50-70 cm de diâmetro, com casca pouco espessa, rugosa e descamante em placas irregulares. Folhas alternadas, alado-pecioladas, compostas imparipinadas e brilhantes na parte superior. Inflorescências em panículas terminais ferrugíneo-pubescentes, com flores perfumadas. Fruto legume drupáceo ovalado, fibroso e esponjoso, de Fenologia: Floresce todos os anos durante os meses de agosto-setembro. Informações Ecológicas: Planta perenifólia, ciófita, indiferente quanto às condições do solo, característica e exclusiva da floresta pluvial amazônica. Apresenta frequência elevada, porém um tanto descontínua e irregular ao longo de sua ampla área de ocorrência. Ocorre preferencialmente no interior da mata primária de terra firme. Madeira: Muito pesada (densidade 1,09 g/cm³), dura ao corte, de textura fina a média, grã reversa, de resistência mecânica elevada e muito resistente ao ataque de cupins e de fungos apodrecedores. Informações Complementares: A madeira é indicada para construção civil, como vigas, caibros, ripas, tábuas e tacos para assoalhos, batentes de portas, lambris, forros, para uso externo, como postes, esteios, estacas, cruzetas, dormentes, para confecção de carrocerias, vagões, defensas, para construção naval, bem como para o fabrico de móveis. As castanhas (sementes) são comestíveis e muito procuradas por roedores. As sementes do Cumaru são conhecidas internacionalmente como Fava Tonka e Tonka Bean. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.02. 2ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |