Sementes de Erva Mate (Ilex paraguariensis A. St.- Hil.)
Sementes de Erva Mate
Agiospermae - Aquifoliaceae
Ilex paraguariensis A. ST.- Hil.
Nomes Populares: Mate, Erva-Mate, Erveira, Congonha , Erva, Erva-Verdadeira e Erva-Congonha.
Ocorrência: Ocorre comumente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo até o Rio Grande do Sul nas matas com altitude de 400 a 800 metros. É particularmente frequente na mata de pinhais dos três estados sulinos, rara em mata ciliar e na Mata Atlântica.
Morfologia: Possui altura de até 10 metros, com tronco curto de 30 a 40 centimetros de diâmetro. Inflorescência masculina em aglomerado de dicásio e feminina em fascículos. Os frutos são drupas, de cor vermelha a púrpura.
Fenologia: Floresce durante os meses de Outubro a Dezembro. Os frutos amadurecem em Janeiro a Março.
Informações Ecológicas: Planta perenifolia, esciofita, seletiva higrofita, caracteristica e preferente das matas de pinhais. Geralmente chega formar capões homogêneos.
Madeira: Leve, mole, pouco compacta, de baixa durabilidade natural.
Utilidades da madeira: A madeira pode ser empregada para caixotaria e para lenha.
Informações Complementares: Suas folhas, adequadamente preparadas, fornecem o mate, o mais popular dos chás consumidos no país, na forma de bebidas e do chimarrão. Por esta razão é muito cultivada no Sul do país, entretanto, a maior parte da produção ainda provém da exploração de ervais nativos. A árvore é ornamental e pode ser empregada no paisagismo. Seus frutos são avidamente consumidos por varias especies de pássaros. Pode ser utilizada no plantio misto de areas degradadas destinadas à recomposição da vegetação.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Erva Mate
Ocorrência: Ocorre comumente em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul da Bahia, Minas Gerais, São Paulo até o Rio Grande do Sul nas matas com altitude de 400 a 800 metros. É particularmente frequente na mata de pinhais dos três estados sulinos, rara em mata ciliar e na Mata Atlântica. Morfologia: Possui altura de até 10 metros, com tronco curto de 30 a 40 centimetros de diâmetro. Inflorescência masculina em aglomerado de dicásio e feminina em fascículos. Os frutos são drupas, de cor vermelha a púrpura. Fenologia: Floresce durante os meses de Outubro a Dezembro. Os frutos amadurecem em Janeiro a Março. Informações Ecológicas: Planta perenifolia, esciofita, seletiva higrofita, caracteristica e preferente das matas de pinhais. Geralmente chega formar capões homogêneos. Madeira: Leve, mole, pouco compacta, de baixa durabilidade natural. Utilidades da madeira: A madeira pode ser empregada para caixotaria e para lenha. Informações Complementares: Suas folhas, adequadamente preparadas, fornecem o mate, o mais popular dos chás consumidos no país, na forma de bebidas e do chimarrão. Por esta razão é muito cultivada no Sul do país, entretanto, a maior parte da produção ainda provém da exploração de ervais nativos. A árvore é ornamental e pode ser empregada no paisagismo. Seus frutos são avidamente consumidos por varias especies de pássaros. Pode ser utilizada no plantio misto de areas degradadas destinadas à recomposição da vegetação. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |
“gostaria de saber como procede o plantio da semente de erva mate”
“Comprar sementes de erva mate”