Sementes de Eucalipto Cloeziana (Eucalyptus cloeziana)
Sementes de Eucalipto Cloeziana
Myrtaceae
Eucalyptus cloeziana F. Muell
Nomes Populares: Eucalipto Cloeziana.
Ocorrência: O Eucalipto cloeziana é uma das espécies de melhor crescimento no sul de Queensland, particularmente na área de Gympie. Ocorre de forma esparsa desde o leste de Queensland, perto de Gympie, até o norte, próximo de Cooktown. As latitudes são 15o 45‘ a 26o 15‘ Sul, as altitudes variam de 75 s 950 m (numa pequena população em Hinchinbrool, na Ilha de Cardwell, esta espécie ocorre ao nível do mar). Seu clima nativo é quente e subúmido a úmido, com temperatura máxima entre 29 e 34°C, e a média das mínimas entre 5 e 18°C, podendo ocorrer fracas geados em até 5 dias por ano, isto nas baixas altitudes, nas populações do norte. A precipitação pluviométrica média anual varia de 550 a 2.300 mm, concentrando-se no verão. O melhor desenvolvimento ocorre em solos argilosos e profundos de origem vulcânica, todavia ocorre também em solos de profundidade média e arenosos derivados de granito. Os solos são bem drenados e de baixa a média fertilidade. Ocorre em Floresta Aberta Alta e Floresta Aberta, e é geralmente a espécie dominante. Ocorre associado com as espécies E. citriodora, E. crebra, E. acmenoides, E. resinifera, E. intermedia, E. grandis, Syncarpia glomulifera, Tristania conferta, Angophora costata e Casuaria tortuosa. No Brasil, dá preferência à solos de fertilidade média a boa e recomenda-se evitar altitudes superiores a 1.600 m.
Morfologia: Em sua região de origem (Austrália) chega a atingir 55 m de altura e 2 m de DAP, com excelente forma do tronco.O Eucalipto cloeziana tem grã direita e textura plana (lisa).
Precauções: Por se tratar de uma espécie oriunda de zonas predominante tropicais, é sensível à geadas e não se adapta bem em regiões com deficiência hídrica severa.Aparentemente é suscetível a fogo rasteiro e apresenta baixa capacidade por brotação de cepas.Prefere solos de fertilidade média a boa e recomenda-se evitar altitudes superiores a 1.600 m.
Madeira: Densidade de 0,820 g/cm3 . Possui coloração castanho-amarelada, é forte, dura e extremamente durável, qualidades estas que a colocam como espécie potencial em programas de florestamento e reflorestamento.
Utilidades: As plantações estabelecidas fora da Austrália têm como finalidades principais serraria, postes, escoras, estruturas, dormentes etc. Vem sendo considerada a melhor espécie para postes.
Informações Complementares: Em Zâmbia, a espécie produz madeira de boa qualidade para postes de eletricidade devido a sua boa forma. Sua madeira é dura e tem densidade mais alta do que o Eucalyptus Grandis. No Brasil, o E. Cloeziana foi introduzido há mais de 20 anos e nos locais onde a espécie foi testada, tem apresentado bom crescimento, colocando-se entre as dez melhores espécies.
Sementes de Eucalipto Cloeziana
Ocorrência: O Eucalipto cloeziana é uma das espécies de melhor crescimento no sul de Queensland, particularmente na área de Gympie. Ocorre de forma esparsa desde o leste de Queensland, perto de Gympie, até o norte, próximo de Cooktown. As latitudes são 15o 45‘ a 26o 15‘ Sul, as altitudes variam de 75 s 950 m (numa pequena população em Hinchinbrool, na Ilha de Cardwell, esta espécie ocorre ao nível do mar). Seu clima nativo é quente e subúmido a úmido, com temperatura máxima entre 29 e 34°C, e a média das mínimas entre 5 e 18°C, podendo ocorrer fracas geados em até 5 dias por ano, isto nas baixas altitudes, nas populações do norte. A precipitação pluviométrica média anual varia de 550 a 2.300 mm, concentrando-se no verão. O melhor desenvolvimento ocorre em solos argilosos e profundos de origem vulcânica, todavia ocorre também em solos de profundidade média e arenosos derivados de granito. Os solos são bem drenados e de baixa a média fertilidade. Ocorre em Floresta Aberta Alta e Floresta Aberta, e é geralmente a espécie dominante. Ocorre associado com as espécies E. citriodora, E. crebra, E. acmenoides, E. resinifera, E. intermedia, E. grandis, Syncarpia glomulifera, Tristania conferta, Angophora costata e Casuaria tortuosa. No Brasil, dá preferência à solos de fertilidade média a boa e recomenda-se evitar altitudes superiores a 1.600 m. Morfologia: Em sua região de origem (Austrália) chega a atingir 55 m de altura e 2 m de DAP, com excelente forma do tronco.O Eucalipto cloeziana tem grã direita e textura plana (lisa). Precauções: Por se tratar de uma espécie oriunda de zonas predominante tropicais, é sensível à geadas e não se adapta bem em regiões com deficiência hídrica severa.Aparentemente é suscetível a fogo rasteiro e apresenta baixa capacidade por brotação de cepas.Prefere solos de fertilidade média a boa e recomenda-se evitar altitudes superiores a 1.600 m. Utilidades: As plantações estabelecidas fora da Austrália têm como finalidades principais serraria, postes, escoras, estruturas, dormentes etc. Vem sendo considerada a melhor espécie para postes. Informações Complementares: Em Zâmbia, a espécie produz madeira de boa qualidade para postes de eletricidade devido a sua boa forma. Sua madeira é dura e tem densidade mais alta do que o Eucalyptus Grandis. No Brasil, o E. Cloeziana foi introduzido há mais de 20 anos e nos locais onde a espécie foi testada, tem apresentado bom crescimento, colocando-se entre as dez melhores espécies. |