Sementes de Falso Novateiro (Coccoloba mollis Casar.)
Sementes de Falso Novateiro / Folha-de-Bolo-Mole
Polygonaceae
Coccoloba mollis Casar.
Nomes Populares: Folha-de-Bôlo e Falso-Novateiro.
Ocorrência: Cerradões e mata semidecídua da Bacia do Paraná, desde Goiás e Triangulo Mineiro até o Paraná. Também na Bolívia e Paraguai.
Morfologia: Altura de 4-12 m, dotada de copa rala e irregular. Tronco geralmente tortuoso, revestido por casca muito fina e quase lisa, de 15-25 cm de diâmetro. Costuma rebrotar na base quando queimada, produzindo vários caules. Inflorescências em panículas terminais, de 15-30 cm de comprimento, com muitas flores pequenas e perfumadas.
Fenologia: Floresce quase o ano todo, com predominância nos meses de setembro-dezembro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, pioneira, característica e exclusiva de cerradões arenosos da Bacia do Paraná e Paranaíba. Ocorre preferencialmente em terrenos arenosos bem drenados de matas secundárias e capoeiras abertas. Apresenta por vezes frequência elevada, não obstante descontínua e irregular na sua dispersão ao longo da vasta área de ocorrência.
Madeira: Pesada (densidade 0,83 g/cm³), macia ao corte, textura média, grã-direita, de baixa resistência e muito suscetível à decomposição.
Sinonímia Botânica: Coccoloba polystachya Wedd.
Informações Complementares: A madeira tem emprego apenas local para construções rurais, confecções de móveis rústicos, tabuado em geral, bem como para lenha e carvão. As flores são apícolas. Os frutos são muito procurados por várias espécies de pássaros que ingerem sua polpa adocicada. As folhas dos brotos são consumidas pelo gado. Planta pioneira, rústica e de rápido crescimento, é muito recomendada para a composição de reflorestamentos mistos destinados à recuperação da vegetação de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002.
Sementes de Falso Novateiro / Folha-de-Bolo-Mole
Coccoloba mollis Casar. Nomes Populares: Folha-de-Bôlo e Falso-Novateiro. Ocorrência: Cerradões e mata semidecídua da Bacia do Paraná, desde Goiás e Triangulo Mineiro até o Paraná. Também na Bolívia e Paraguai. Morfologia: Altura de 4-12 m, dotada de copa rala e irregular. Tronco geralmente tortuoso, revestido por casca muito fina e quase lisa, de 15-25 cm de diâmetro. Costuma rebrotar na base quando queimada, produzindo vários caules. Inflorescências em panículas terminais, de 15-30 cm de comprimento, com muitas flores pequenas e perfumadas. Fenologia: Floresce quase o ano todo, com predominância nos meses de setembro-dezembro. Madeira: Pesada (densidade 0,83 g/cm³), macia ao corte, textura média, grã-direita, de baixa resistência e muito suscetível à decomposição. Sinonímia Botânica: Coccoloba polystachya Wedd. Informações Complementares: A madeira tem emprego apenas local para construções rurais, confecções de móveis rústicos, tabuado em geral, bem como para lenha e carvão. As flores são apícolas. Os frutos são muito procurados por várias espécies de pássaros que ingerem sua polpa adocicada. As folhas dos brotos são consumidas pelo gado. Planta pioneira, rústica e de rápido crescimento, é muito recomendada para a composição de reflorestamentos mistos destinados à recuperação da vegetação de áreas degradadas. Fonte: Lorenzi , Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil vol.02. 2ª Edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2002. |