Sementes de Leiteiro Preto (Pouteria ramiflora ( Mart.) Radlk.)
Sementes de Grão de Galo
Família Sapotaceae
Pouteria ramiflora (Mart.) Radlk.
Nomes Populares: Leiteiro-Preto, Abiu, Abiu-Carriola (MT), Massaranduba (MA), Massaranduba-Vermelha (MA), Ibacoixa (CE), Guajara (MA), Mandapuca (MT), Grão-de-Galo (PA), Pitomba-de-Leite (CE, PI).
Ocorrência: Centro sul do país e região Amazônica, principalmente na floresta latifoliada semidecídua.
Morfologia: Planta altamente lactescente de 15-30 m de altura, com tronco retilíneo de 40-60 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de tamanho e forma bastante variáveis, geralmente de 7-12 cm de comprimento. Fruto drupa elipsóide com polpa doce.
Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro. Os frutos amadurecem em janeiro-fevereiro.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, seletiva xerófita, característica das matas semidecíduas e de sua transição para o cerrado (cerradões). Apresenta dispersão ampla, porém descontínua e em baixa frequência. Pode ser encontrada principalmente no interior da mata primária densa, sendo pouco frequente em capoeiras.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura média, de baixa resistência ao apodrecimento, com alburno quase indistinto.
Informações Complementares: A madeira é empregada para tabuado em geral, para acabamentos internos em construção civíl, como ripas, guarnições, divisórias, para confecção de brinquedos, caixotaria, etc. Os frutos são avidamente consumidos por morcegos. A árvore é elegante e possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. Planta de moderado crescimento e adaptada à lugares abertos, é indicada para o plantio em áreas degradadas de preservação.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Grão de Galo
Ocorrência: Centro sul do país e região Amazônica, principalmente na floresta latifoliada semidecídua. Morfologia: Planta altamente lactescente de 15-30 m de altura, com tronco retilíneo de 40-60 cm de diâmetro. Folhas simples, glabras, de tamanho e forma bastante variáveis, geralmente de 7-12 cm de comprimento. Fruto drupa elipsóide com polpa doce. Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro. Os frutos amadurecem em janeiro-fevereiro. Madeira: Moderadamente pesada, dura, textura média, de baixa resistência ao apodrecimento, com alburno quase indistinto. Informações Complementares: A madeira é empregada para tabuado em geral, para acabamentos internos em construção civíl, como ripas, guarnições, divisórias, para confecção de brinquedos, caixotaria, etc. Os frutos são avidamente consumidos por morcegos. A árvore é elegante e possui características ornamentais que a recomendam para o paisagismo em geral. Planta de moderado crescimento e adaptada à lugares abertos, é indicada para o plantio em áreas degradadas de preservação. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |
“Show”
“Muito boas as sementes. Valeu”