Sementes de Guatambu do Cerrado (Aspidosperma macrocarpon Mart.)
Sementes de Guatambu do Cerrado / Peroba-do-Cerrado
Apocynaceae
Aspidosperma macrocarpon Mart.
Nomes Populares: Guatambu-do-Cerrado, Guatambu, Peroba-Cetim, Pereira, Pau-Pereira e Muirajuçara.
Ocorrência: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo em áreas de cerrados e cerradões.
Morfologia: Planta altamente lactescente de 8-18 m de altura, com tronco de 25-35 cm de diâmetro. Folhas denso-tomentosas, de 15-20 cm de comprimento. Fruto cápsulas deiscentes grandes.
Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro, com a planta quase totalmente desprovida da folhagem. Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro.
Informações Ecológicas: Planta decídua, hiliófita, seletiva xerófita, característica de terrenos secos em áreas de cerrados. Sua dispersão é ampla, porém, descontínua e irregular, ocorrendo geralmente em baixa frequência.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,79 g/cm³), compacta, de fibras entrecruzadas , grã fina, de boa resistência ao apodrecimento.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Guatambu do Cerrado / Peroba-do-Cerrado
Nomes Populares: Guatambu-do-Cerrado, Guatambu, Peroba-Cetim, Pereira, Pau-Pereira e Muirajuçara. Ocorrência: Bahia, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo em áreas de cerrados e cerradões. Morfologia: Planta altamente lactescente de 8-18 m de altura, com tronco de 25-35 cm de diâmetro. Folhas denso-tomentosas, de 15-20 cm de comprimento. Fruto cápsulas deiscentes grandes. Fenologia: Floresce durante os meses de setembro-outubro, com a planta quase totalmente desprovida da folhagem. Os frutos amadurecem nos meses de agosto-setembro. Informações Ecológicas: Planta decídua, hiliófita, seletiva xerófita, característica de terrenos secos em áreas de cerrados. Sua dispersão é ampla, porém, descontínua e irregular, ocorrendo geralmente em baixa frequência. Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,79 g/cm³), compacta, de fibras entrecruzadas , grã fina, de boa resistência ao apodrecimento. Informações Complementares: A madeira é própria para a construção civil e naval, cabos de ferramentas, dormentes, marcenaria e carpintaria, confecção de peças flexíveis e xilografia. A árvore é bastante ornamental por sua copa e folhagem prateada, principalmente quando com folhas novas. Pode ser aproveitada para o paisagismo em geral e para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |