Sementes de Imbiruçu-Branco (Eriotheca Pentaphylla.)
Sementes de Imbiruçu-Branco / Paineira-Pentafila
Bombacaceae
Eriotheca Pentaphylla.
Nomes Populares: Imbiruçu, imbiruçu-Branco , paineira-pentafila.
Ocorrência: Bahia até São Paulo e Vale do Rio Doce em Minas Gerais na mata pluvial Atlântica . é frequente na mata higrófila sul baianan.
Morfologia: Altura de 8-14 m,dotada de copa mais ou menos globosa , com ramos novos grossos e glabros.Tronco ereto e mais ou menos cilíndrico , com casca rugosa e lenticelada , 30-45cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas , concentradas do ápice dos ramos , sobre pecíolo comum glabrode 6-14 cm de comprimento.Folíolos subcoríaceos, em número de 5 por folha, concolores, totalmente glabros em ambas as faces, de margens inteiras, de tamanhos diferentes na mesma folha(6-18 cm de comprimento por 2,5-7,5 cm de largura ), sobre pecíolo de 3-15 mm de comprimento . Inflorescências em rácemos axilares , inseridos aos pares ou em grupo de 5, com poucas flores brancas. Fruto cápsula ovóide, de superfície ferrugíneo-tomentosa, deiscente, que se abre em 5-7 valvas, com muitas sementes envoltas por fibras (paina) com aspecto de algodão de cor esbranquiçada.
Fenologia: Floresce durante os meses de maio-julho. Os frutos amadurecem em agosto-setembro.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia, de luz difusa até heliófita, mais menos indiferente às condições de umidade do solo, secundária, tabuleiro como da planície quaternária. Apresenta frequência por vezes elevada, no entanto descontínua e irregular na sua dispersão . Ocorre preferencialmente em capoeiras e capoeirões de terrenos argilosos e férteis. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis.
Madeira: Leve (densidade 0,43g/cm³), macia ao corte, textura média,grã direita, de baixa resistência mecânica e pouco durável.
Informações Complementares: A madeira é indicada apenas para confecção de forros, brinquedos, caixotaria e miolo de portas e painéis. A casca é empregada para o fabrico de cordas rústicas. A árvore possui atributos que a recomendam para o paisagismo, principalmente para a arborização de ruas.
Fonte:Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. 2 2ª Edição : Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.
Sementes de Imbiruçu-Branco / Paineira-Pentafila
Nomes Populares: Imbiruçu, imbiruçu-Branco , paineira-pentafila. Ocorrência: Bahia até São Paulo e Vale do Rio Doce em Minas Gerais na mata pluvial Atlântica . é frequente na mata higrófila sul baianan. Morfologia: Altura de 8-14 m,dotada de copa mais ou menos globosa , com ramos novos grossos e glabros.Tronco ereto e mais ou menos cilíndrico , com casca rugosa e lenticelada , 30-45cm de diâmetro. Folhas compostas digitadas , concentradas do ápice dos ramos , sobre pecíolo comum glabrode 6-14 cm de comprimento.Folíolos subcoríaceos, em número de 5 por folha, concolores, totalmente glabros em ambas as faces, de margens inteiras, de tamanhos diferentes na mesma folha(6-18 cm de comprimento por 2,5-7,5 cm de largura ), sobre pecíolo de 3-15 mm de comprimento . Inflorescências em rácemos axilares , inseridos aos pares ou em grupo de 5, com poucas flores brancas. Fruto cápsula ovóide, de superfície ferrugíneo-tomentosa, deiscente, que se abre em 5-7 valvas, com muitas sementes envoltas por fibras (paina) com aspecto de algodão de cor esbranquiçada. Fenologia: Floresce durante os meses de maio-julho. Os frutos amadurecem em agosto-setembro. Informações Ecológicas: Planta perenifólia, de luz difusa até heliófita, mais menos indiferente às condições de umidade do solo, secundária, tabuleiro como da planície quaternária. Apresenta frequência por vezes elevada, no entanto descontínua e irregular na sua dispersão . Ocorre preferencialmente em capoeiras e capoeirões de terrenos argilosos e férteis. Produz anualmente moderada quantidade de sementes viáveis. Madeira: Leve (densidade 0,43g/cm³), macia ao corte, textura média,grã direita, de baixa resistência mecânica e pouco durável. Informações Complementares: A madeira é indicada apenas para confecção de forros, brinquedos, caixotaria e miolo de portas e painéis. A casca é empregada para o fabrico de cordas rústicas. A árvore possui atributos que a recomendam para o paisagismo, principalmente para a arborização de ruas. Fonte:Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras. Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil. Vol. 2 2ª Edição : Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. |