Sementes de Jacarandá Ferro (Machaerium nictitans)
Sementes de Jacarandá Ferro / Bico-de-Pato-Duro
Angiospermae - Fabaceae - Faboideae (Leguminosae)
Machaerium nictitans (Vell.) Benth.
Nomes Populares: Guaximbé, Bico-de-Pato, Guaxumbé, Jacarandá-Ferro, Cauvi e Jacarandá-de-Espinho.
Ocorrência: Sul da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente na floresta latifoliada semidecídua.
Morfologia: Planta espinhenta, de 8-18 m de altura, com tronco curto de 40-70 cm de diâmetro, revestido por casca pardo-acinzentada com ritidoma escamoso. Folhas alternadas espiraladas, estipuladas (as estípulas se transformam em espinhos), compostas imparipinadas. Inflorescências em panículas terminais e axilares, com indumento denso-ferrugíneo; flores arroxeadas, bissexuadas, zigomorfas, diclamídeas. Fruto tipo sâmara.
Fenologia: Floresce de fevereiro a maio
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, pioneira e indiferente às condições físicas do solo, característica da floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná e semidecídua de altitude. É encontrada também na floresta pluvial da encosta atlântica; ocorre predominantemente nas formações secundárias, sendo rara no interior da mata primária densa. Vegeta tanto nas encostas secas como nas baixadas úmidas.
Madeira: Moderadamente pesada, elástica, muito resistente, de média durabilidade quando exposta a ambientes secos.
Informações Complementares: A madeira é própria para confecção de cangas de bois, varais e cabos de ferrementas. A árvore fornece ótima sombra e pode ser empregada na arborização urbana de praças e avenidas e para o paisagismo rural. Como planta pioneira adaptada à luz direta e muito rústica, é ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação. As flores são melíferas e perfumadas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Jacarandá Ferro / Bico-de-Pato-Duro
Nomes Populares: Guaximbé, Bico-de-Pato, Guaxumbé, Jacarandá-Ferro, Cauvi e Jacarandá-de-Espinho. Ocorrência: Sul da Bahia, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, principalmente na floresta latifoliada semidecídua. Morfologia: Planta espinhenta, de 8-18 m de altura, com tronco curto de 40-70 cm de diâmetro, revestido por casca pardo-acinzentada com ritidoma escamoso. Folhas alternadas espiraladas, estipuladas (as estípulas se transformam em espinhos), compostas imparipinadas. Inflorescências em panículas terminais e axilares, com indumento denso-ferrugíneo; flores arroxeadas, bissexuadas, zigomorfas, diclamídeas. Fruto tipo sâmara. Fenologia: Floresce de fevereiro a maio Madeira: Moderadamente pesada, elástica, muito resistente, de média durabilidade quando exposta a ambientes secos. Informações Complementares: A madeira é própria para confecção de cangas de bois, varais e cabos de ferrementas. A árvore fornece ótima sombra e pode ser empregada na arborização urbana de praças e avenidas e para o paisagismo rural. Como planta pioneira adaptada à luz direta e muito rústica, é ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação. As flores são melíferas e perfumadas. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |