Sementes de Jangada Brava (Heliocarpus americanus L.)
Sementes de Jangada Brava / Jangada-Algodão
Tiliaceae
Heliocarpus americanus L.
Nomes Populares: Algodoeiro ou Jangada-Brava.
Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.
Morfologia: Planta dióica, de 6-12 m de altura, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas simples de 10-13 cm de comprimento por 5-10 de largura. As flores masculinas são amarelas, enquanto as femininas são róseas ou lilases.
Fenologia: Floresce durante os meses de junho-julho.
Madeira: Leve, mole, de baixa resistência mecânica, textura porosa e pouco durável quando exposta.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada para caixotaria leve, confecção de brinquedos, lápis, miolo de compensados, etc. A árvore é bastante ornamental quando em flor, especialmente a planta feminina; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta pioneira de rápido crescimento, é ótima para plantios de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Jangada Brava / Jangada-Algodão
Nomes Populares: Algodoeiro ou Jangada-Brava. Ocorrência: Minas Gerais, São Paulo e norte do Paraná, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Morfologia: Planta dióica, de 6-12 m de altura, com tronco de 30-50 cm de diâmetro. Folhas simples de 10-13 cm de comprimento por 5-10 de largura. As flores masculinas são amarelas, enquanto as femininas são róseas ou lilases. Fenologia: Floresce durante os meses de junho-julho. Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita, pioneira, característica e exclusiva da floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná, onde apresenta dispersão irregular e descontínua; prefere os solos argilosos de alta fertilidade, tanto em beira de matas e clareiras e, principalmente em formações secundárias.
Madeira: Leve, mole, de baixa resistência mecânica, textura porosa e pouco durável quando exposta. Sinonímia Botânica: Heliocarpus stipulatus Hochr., Heliocarpus cusspidatus Lundell., Heliocarpus tomentosus Turcz. e Heliocarpus americanus var. popayanensis (Kunth.) K. Schum.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada para caixotaria leve, confecção de brinquedos, lápis, miolo de compensados, etc. A árvore é bastante ornamental quando em flor, especialmente a planta feminina; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta pioneira de rápido crescimento, é ótima para plantios de áreas degradadas. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |