Sementes de Jaracatiá (Jacaratia spinosa)
Sementes de Jaracatiá / Jacaratiá-Espinhosa
Angiospermae - Caricaceae
Jacaratia spinosa (Aubl.) A. DC.
Nomes Populares: Jaracatiá, Mamãozinho, Jacaratiá-Espinhosa, Barrigudo, Chamburu, Mamão-de-Veado(PA), Mamão-do-Mato, Mamoeiro-Bravo, Mamoeiro-de-Espinho e Mamãozinho-da-Mata.
Ocorrência: Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul e, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais.
Morfologia: Planta lactescente, dióica e espinhenta, de 10-20 m de altura, com tronco de 70-90 cm de diâmetro, constituído de tecido não lenhoso e revestido por casca lenticelada. Inflorescências masculinas em panículas multifloras e femininas em panículas paucifloras. Frutos bagas piriformes, amarelas, aromáticas e comestíveis, contendo muitas sementes de cor marrom.
Fenologia: Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até outubro. Os frutos amadurecem nos meses de janeiro-março.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, pioneira, característica de solos férteis de fundo de vales e planícies aluviais das florestas pluvial e semidecídua. Ocorre tanto no interior da mata primária densa como em clareiras, beiras de matas e formações secundárias em estágios adiantados de sucessão. Apresenta dispersão ampla e regular, porém sempre em baixa densidade. É particularmente frequente na floresta semidecídua da bacia do Paraná.
Madeira: Leve, mole, de baixíssima durabilidade sob quaisquer condições.
Sinonímia Botânica: Jacaratia dodecaphylla (Vell.)A. DC. e Carica dodecaphylla Vell.
Informações Complementares: Sua madeira não tem utilidade alguma, entretanto o tecido não lenhoso do tronco foi outrora muito utilizado para confecção de doces caseiros. Os frutos são comestíveis e avidamente procurados por pássaros e macacos. A árvore é ornamental pela forma bizarra de seu tronco e ramos, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta pioneira, adaptada à luminosidade direta e de muito rápido crescimento, deve ser presença obrigatória em reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição da vegetação de áreas degradadas para preservação.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Jaracatiá / Jacaratiá-Espinhosa
Nomes Populares: Jaracatiá, Mamãozinho, Jacaratiá-Espinhosa, Barrigudo, Chamburu, Mamão-de-Veado(PA), Mamão-do-Mato, Mamoeiro-Bravo, Mamoeiro-de-Espinho e Mamãozinho-da-Mata. Ocorrência: Sul da Bahia até o Rio Grande do Sul e, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul, em várias formações florestais. Morfologia: Planta lactescente, dióica e espinhenta, de 10-20 m de altura, com tronco de 70-90 cm de diâmetro, constituído de tecido não lenhoso e revestido por casca lenticelada. Inflorescências masculinas em panículas multifloras e femininas em panículas paucifloras. Frutos bagas piriformes, amarelas, aromáticas e comestíveis, contendo muitas sementes de cor marrom. Fenologia: Floresce a partir de meados de setembro, prolongando-se até outubro. Os frutos amadurecem nos meses de janeiro-março. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, pioneira, característica de solos férteis de fundo de vales e planícies aluviais das florestas pluvial e semidecídua. Ocorre tanto no interior da mata primária densa como em clareiras, beiras de matas e formações secundárias em estágios adiantados de sucessão. Apresenta dispersão ampla e regular, porém sempre em baixa densidade. É particularmente frequente na floresta semidecídua da bacia do Paraná. Madeira: Leve, mole, de baixíssima durabilidade sob quaisquer condições. Sinonímia Botânica: Jacaratia dodecaphylla (Vell.)A. DC. e Carica dodecaphylla Vell. Informações Complementares: Sua madeira não tem utilidade alguma, entretanto o tecido não lenhoso do tronco foi outrora muito utilizado para confecção de doces caseiros. Os frutos são comestíveis e avidamente procurados por pássaros e macacos. A árvore é ornamental pela forma bizarra de seu tronco e ramos, podendo ser usada com sucesso no paisagismo em geral. Como planta pioneira, adaptada à luminosidade direta e de muito rápido crescimento, deve ser presença obrigatória em reflorestamentos heterogêneos destinados à recomposição da vegetação de áreas degradadas para preservação. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |
“Tem diponivel a demente de jacatiria”
“Bom dia, ja comprei duas vezes as sementes de jaracatia de outros vendedores, porem nao nasceu nenhuma, tem que quebrar dormencia, sao sementes novas, qual maneira certa de plantar, quero comprar, mas gostaria de ter uma garantia. grato ”
“Manda sementes.para Portugal”
“Muito bom atendimento ”