Sementes de Jatobá-da-mata (Hymenaea coubaril var. stilbocarpa)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Jatobá. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 30 unidades de sementes.
Sementes de Jatobá / Jatobá-da-Mata
Angiospermae - Fabaceae - Caesalpinioideae (Leguminoseae)
Hymenaea coubaril var. stilbocarpa
Nomes Populares: Jatobá, Jataí, Jataí-Amarelo, Jataí-Peba, Jitái, Jataí-Vermelho, Farinheira, Jataíba, Burandã, Imbiúva, Jatobá-Miúdo, Jatobá da Caatinga.
Ocorrência: Piauí até o norte do Paraná, na floresta semidecídua tanto em solos de alta como em média fertilidade (Cerrado).
Morfologia: Altura de 15 a 20 metros, com tronco de até 1 metro de diâmetro, revestido por casca com ritidomas lenticelado. Fruto legume indeiscente, sublenhoso, marro, com 2 a 4 sementes duras envolta por uma polpa farinácea, de cor amarela, adocicado e de forte odor.
Fenologia: Floresce durante os meses de Outubro a Dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de Julho.
Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita ou esciófita, seletiva xerófita, caracteristica da floresta latifoliada semidecídua, ocorre também nas florestas pluvial. Pouco exigente em solos férteis, ocorrendo comumente em terrenos bem drenados.
Madeira: Pesada (densidade 0,96g/cm³.) Muito dura ao corte, de média resistência ao ataque de insetos xilófagos sob condições naturais, alburno branco amarelado, espesso e nitidamente diferenciado do cerne.
Utilidades da madeira: A madeira é empregada na construção civil como vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, tacos e tábuas para assoalhos, para confeção de artigos esportivos, cabo de ferramentas, peças torneadas, esquadrias e móveis.
Informações Complementares: Árvore indispensavel na composição de reflorestamento heterogêneos e na arborização de parques e grandes jardins. Os frutos contém uma farinha comestível e muito nutritiva, consumida tanto pelo homem quanto por animais silvestras.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Jatobá / Jatobá-da-Mata
Nomes Populares: Jatobá, Jataí, Jataí-Amarelo, Jataí-Peba, Jitái, Jataí-Vermelho, Farinheira, Jataíba, Burandã, Imbiúva, Jatobá-Miúdo, Jatobá da Caatinga. Ocorrência: Piauí até o norte do Paraná, na floresta semidecídua tanto em solos de alta como em média fertilidade (Cerrado). Morfologia: Altura de 15 a 20 metros, com tronco de até 1 metro de diâmetro, revestido por casca com ritidomas lenticelado. Fruto legume indeiscente, sublenhoso, marro, com 2 a 4 sementes duras envolta por uma polpa farinácea, de cor amarela, adocicado e de forte odor. Fenologia: Floresce durante os meses de Outubro a Dezembro. Os frutos amadurecem a partir do mês de Julho. Informações Ecológicas: Planta semidecídua, heliófita ou esciófita, seletiva xerófita, caracteristica da floresta latifoliada semidecídua, ocorre também nas florestas pluvial. Pouco exigente em solos férteis, ocorrendo comumente em terrenos bem drenados. Madeira: Pesada (densidade 0,96g/cm³.) Muito dura ao corte, de média resistência ao ataque de insetos xilófagos sob condições naturais, alburno branco amarelado, espesso e nitidamente diferenciado do cerne. Utilidades da madeira: A madeira é empregada na construção civil como vigas, caibros, ripas, acabamentos internos, tacos e tábuas para assoalhos, para confeção de artigos esportivos, cabo de ferramentas, peças torneadas, esquadrias e móveis. Informações Complementares: Árvore indispensavel na composição de reflorestamento heterogêneos e na arborização de parques e grandes jardins. Os frutos contém uma farinha comestível e muito nutritiva, consumida tanto pelo homem quanto por animais silvestras. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |