Sementes de Louro Branco (Cordia glabrata)
Sementes de Louro Branco
Angiospermae - Boraginaceae
Cordia glabrata (Mart.) DC.
Nomes Populares: Claraíba, Louro-Preto, Piquana-Negra, Claraibeira, Louro-de-Mato-Grosso, Peteribi e Louro-Branco.
Ocorrência: Piauí até Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul na mata semidecídua; é mais frequênte na região nordeste do último estado.
Morfologia: Altura de 8-18 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma reticulado e escamoso. Folhas simples, ovaladas a largamente elípticas. Flores brancas e suavemente perfumadas, dispostas em panículas terminais. Frutos do tipo aquênio.
Fenologia: Floresce de julho a setembro, com a planta totalmente despida de folhagem.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica das formações decíduas, como as que ocorrem no sertão do Piauí e Vale do São Francisco e, afloramentos calcários de Goiás e Mato Grosso (Pantanal Matogrossense).
Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, de média durabilidade quando exposta a condições adversas.
Sinonímia Botânica: Gerascanthus glabrata Mart.
Informações Complementares: A madeira é bastante decorativa e pode ser empregada na confecção de móveis em geral. A árvore é extremamente ornamental quando em flor. Por seu porte, beleza e forma da copa, é recomendada para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas largas. Entre julho e setembro, perde todas as folhas e a copa fica inteiramente coberta, durante várias semanas, de flores brancas, que são muito visitadas por abelhas e colibris.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Louro Branco
Nomes Populares: Claraíba, Louro-Preto, Piquana-Negra, Claraibeira, Louro-de-Mato-Grosso, Peteribi e Louro-Branco. Ocorrência: Piauí até Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul na mata semidecídua; é mais frequênte na região nordeste do último estado. Morfologia: Altura de 8-18 m, com tronco de 30-40 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma reticulado e escamoso. Folhas simples, ovaladas a largamente elípticas. Flores brancas e suavemente perfumadas, dispostas em panículas terminais. Frutos do tipo aquênio. Fenologia: Floresce de julho a setembro, com a planta totalmente despida de folhagem. Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, de média durabilidade quando exposta a condições adversas. Sinonímia Botânica: Gerascanthus glabrata Mart. Informações Complementares: A madeira é bastante decorativa e pode ser empregada na confecção de móveis em geral. A árvore é extremamente ornamental quando em flor. Por seu porte, beleza e forma da copa, é recomendada para o paisagismo, principalmente para arborização de ruas largas. Entre julho e setembro, perde todas as folhas e a copa fica inteiramente coberta, durante várias semanas, de flores brancas, que são muito visitadas por abelhas e colibris. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |