Sementes de Mamica Fedorenta (Zanthoxylum rugosum)
Sementes de Mamica Fedorenta / Mamica-Rugosa
Rutaceae
Zanthoxylum rugosum A. St.-Hil. & Tul.
Nomes Populares: Mamiqueira-Fedorenta, Mamiqueira e Mamica-Fedorenta.
Ocorrência: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na floresta latifoliada semidecídua.
Morfologia: Árvore espinhenta, dotada de copa densa e arredondada, de 8-14 m de altura, com tronco bastante ramificado, revestido por casca lisa e desprovida de espinhos. Todas as partes da planta desprendem odor nauseabundo.
Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro.
Madeira: Moderadamente pesada, resistente, fácil de trabalhar, de boa durabilidade quando protegida da umidade.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Mamica Fedorenta / Mamica-Rugosa
Nomes Populares: Mamiqueira-Fedorenta, Mamiqueira e Mamica-Fedorenta. Ocorrência: Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, na floresta latifoliada semidecídua. Morfologia: Árvore espinhenta, dotada de copa densa e arredondada, de 8-14 m de altura, com tronco bastante ramificado, revestido por casca lisa e desprovida de espinhos. Todas as partes da planta desprendem odor nauseabundo. Fenologia: Floresce durante os meses de agosto-outubro. Informações Ecológicas: Planta decídua durante o inverno, heliófita, característica de formações secundárias da floresta latifoliada semidecídua. Ocorre preferencialmente em solos férteis de meia encosta.
Madeira: Moderadamente pesada, resistente, fácil de trabalhar, de boa durabilidade quando protegida da umidade. Informações Complementares: A madeira é própria para a confecção de cabos de ferramentas, obras internas em construção civil, molduras, forros, etc. A árvore é útil para composição de reflorestamentos heterogêneos destinados a reconstituição da vegetação de áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |