Sementes de Monjoleiro (Acacia polyphylla)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Monjoleiro. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 960 unidades de sementes.
Sementes de Monjoleiro / Acácia-Monjolo
Angiospermae - Fabaceae - Mimosoideae (Leguminosae)
Acacia polyphylla DC.
Senegalia polyphylla (DC.) Britton e Rose
Nomes Populares: Monjoleiro, Monjoleira, Juqueri-Guaçu, Maricá, Paricá-Branco e Paricarana-de-Espinho, Acácia-Monjolo
Ocorrência: Região Amazônica até o Paraná, na floresta latifoliada semidecídua. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.
Morfologia: Planta espinescente, de 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Flores brancas, actinomorfas, diclamídeas, de corola com prefloração valvar. Fruto legume deiscente e achatado.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre no período agosto-setembro com a planta quase totalmente despida de sua folhagem.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,79 g/cm³), mole porém resistente, dócil ao cepilho e à serra, fornecendo boa superfície ao envernizamento; alburno estreito.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Monjoleiro / Acácia-Monjolo
Nomes Populares: Monjoleiro, Monjoleira, Juqueri-Guaçu, Maricá, Paricá-Branco e Paricarana-de-Espinho, Acácia-Monjolo Ocorrência: Região Amazônica até o Paraná, na floresta latifoliada semidecídua. É particularmente frequente nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Morfologia: Planta espinescente, de 15-20 m de altura, dotada de copa baixa e densa, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada com ritidoma lenticelado. Flores brancas, actinomorfas, diclamídeas, de corola com prefloração valvar. Fruto legume deiscente e achatado. Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-março. A maturação dos frutos ocorre no período agosto-setembro com a planta quase totalmente despida de sua folhagem. Informações Ecológicas: Planta semidecídua ou decídua, seletiva xerófita, heliófita e pioneira, porém também expressivamente dispersa nas florestas primárias da bacia do Paraná. Nas formações secundárias, sua ocorrência é expressiva em todos os estágios sucessionais, particularmente nas encostas e topos de morros de terrenos pedregosos.
Madeira: Moderadamente pesada (densidade 0,79 g/cm³), mole porém resistente, dócil ao cepilho e à serra, fornecendo boa superfície ao envernizamento; alburno estreito. Informações Complementares: A madeira é própria para marcenaria, torno e obras internas. A casca serve para curtir couro. A árvore possui copa frondosa proporcionando boa sombra, além de ser ornamental quando em flor. Pode ser empregada na arborização rural. Como planta pioneira e rústica, não pode faltar nos reflorestamentos mistos destinados à preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |