Sementes de Morototó (Schefflera morototoni)
Sementes de Morototó / Sambacuim
Araliaceae
Schefflera morototoni
Nomes Populares: Morototó, Mandioqueiro, Pau-Mandioca, Caixeta, Marupá, Marupaúba, Pau-Caixeta, Parapará, Mocutuba, Sambacuim, Mandiocaim e Mandiocão.
Ocorrência: Ocorre desde a região Amazônica até o Rio Grande do Sul em diversas formações florestais.
Morfologia: Possui altura de 20 a 30 metros e tronco com diâmetro de 60 a 90 cm.
Fenologia: Florescência durante os meses de Março a Maio e a maturação de seus frutos ocorre de Agosto a Outubro.
Madeira: Espécie de madeira leve (0,62 g/cm³), muito macia ao corte, de média textura e durabilidade.
Informações Complementares: Planta secundária de rápido crescimento, é produtora de frutos muito consumidos pela fauna. Altamente recomendado para adensamento de matas degradadas e recomposição de áreas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Morototó / Sambacuim
Nomes Populares: Morototó, Mandioqueiro, Pau-Mandioca, Caixeta, Marupá, Marupaúba, Pau-Caixeta, Parapará, Mocutuba, Sambacuim, Mandiocaim e Mandiocão. Ocorrência: Ocorre desde a região Amazônica até o Rio Grande do Sul em diversas formações florestais. Morfologia: Possui altura de 20 a 30 metros e tronco com diâmetro de 60 a 90 cm. Fenologia: Florescência durante os meses de Março a Maio e a maturação de seus frutos ocorre de Agosto a Outubro. Informações Ecológicas: Espécie heliófita, perenifólia, indiferente as condições física de solos. Larga dispersão em quase todas as formações florestais. Desenvolvendo-se preferencialmente em matas pouco densas e formações secundárias assim como capoeiras e capoeirões.
Madeira: Espécie de madeira leve (0,62 g/cm³), muito macia ao corte, de média textura e durabilidade. Utilidades da madeira: Sua madeira é utilizada em contraplacados, compensados, obras de talha, esculturas, molduras, marcenaria em geral, portas, batentes, venezianas, lápis, palito de fósforo, brinquedos, pás de sorvete, forros, cabo de vassoura, caixotaria, etc.
Informações Complementares: Planta secundária de rápido crescimento, é produtora de frutos muito consumidos pela fauna. Altamente recomendado para adensamento de matas degradadas e recomposição de áreas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |