Sementes de Oiti (Licania tomentosa (Benth.) Fritsh )
Sementes de Oiti / Caraipé-Mirim
Chrysobalanaceae
Licania tomentosa (Benth.) Fritsh
Nomes Populares: Oiti ,Oiti-da-Praia ,Guaili, Oiti-Cagão , Oiti-Mirim , Oitizeiro.
Ocorrência: Pernambuco até o norte do Espírito Santo e Vale do Rio Doce em Minas Gerais , na floresta pluvial atlântica.
Morfologia: Altura de 8- 15 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro .Copa frondosa , com folhas simples , tomentosas em ambas as faces , de 7-14 cm de comprimento por 3-5 cm de largura .
Fenologia: Floresce durante os meses de junho-agosto .
Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, característica da mata pluvial atlântica .Ocorre tanto no interior da floresta primária densa como em formações abertas e secundárias . Apresenta distribuição irregular e descontínua ao longo de sua área de dispersão .
Madeira: Pesada ( densidade 0,98g/cm³), dura , resistente , grã direita, textura média para grossa ,de longa durabilidade .
Sinonímia Botânica: Moquilea tomentosa Benth .,Pleragina odorata Arruda da Gama ex Koster
Informações Complementares: A madeira é própria para construção civil , para as obras externas , como estacas , postes , dormentes , para obras hidráulicas , construção de embarcações e quilhas de navios ,etc . A árvore fornece ótima sombra , sendo por isso preferida para plantios em praças , jardins , ruas e avenidas , principalmente nas cidades do norte do país e de regiões litorâneas . Produz grande quantidade de frutos muito procurados pela fauna em geral . É ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Oiti / Caraipé-Mirim
Nomes Populares: Oiti ,Oiti-da-Praia ,Guaili, Oiti-Cagão , Oiti-Mirim , Oitizeiro. Ocorrência: Pernambuco até o norte do Espírito Santo e Vale do Rio Doce em Minas Gerais , na floresta pluvial atlântica. Morfologia: Altura de 8- 15 m, com tronco de 30-50 cm de diâmetro .Copa frondosa , com folhas simples , tomentosas em ambas as faces , de 7-14 cm de comprimento por 3-5 cm de largura . Fenologia: Floresce durante os meses de junho-agosto . Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, característica da mata pluvial atlântica .Ocorre tanto no interior da floresta primária densa como em formações abertas e secundárias . Apresenta distribuição irregular e descontínua ao longo de sua área de dispersão . Madeira: Pesada ( densidade 0,98g/cm³), dura , resistente , grã direita, textura média para grossa ,de longa durabilidade . Sinonímia Botânica: Moquilea tomentosa Benth .,Pleragina odorata Arruda da Gama ex Koster Informações Complementares: A madeira é própria para construção civil , para as obras externas , como estacas , postes , dormentes , para obras hidráulicas , construção de embarcações e quilhas de navios ,etc . A árvore fornece ótima sombra , sendo por isso preferida para plantios em praças , jardins , ruas e avenidas , principalmente nas cidades do norte do país e de regiões litorâneas . Produz grande quantidade de frutos muito procurados pela fauna em geral . É ótima para plantios mistos em áreas degradadas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |