Sementes de Olho de Pavão (Adenanthera pavonina)
Sementes de Olho de Pavão
Leguminosae-Mimosoideae
Adenanthera pavonina L.
Nomes Populares: Falso Pau Brasil, Carolina, Olho-de-Pavão, Segavé, Tento-Carolina e Falso-Sândalo.
Ocorrência: Originária da Índia e Malásia, é uma planta tipicamente tropical. Não é recomendado seu cultivo nas regiões de altitude do Brasil.
Morfologia: Altura de 12-15 m, de tronco com casca parda e lisa. Ramagem longa, esparsa, formando copa aberta. Inflorescências de pedúnculo longo, axilares ou terminais, em racemos curtos, com flores amarelas. Os frutos são vagens estreitas, achatadas, espiraladas quando se abrem, expondo as sementes globosas e vermelho-brilhantes.
Fenologia: Floresce principalmente em março-abril.
Madeira: Madeira marrom-avermelhada, pesada e compacta.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Olho de Pavão
Nomes Populares: Falso Pau Brasil, Carolina, Olho-de-Pavão, Segavé, Tento-Carolina e Falso-Sândalo. Ocorrência: Originária da Índia e Malásia, é uma planta tipicamente tropical. Não é recomendado seu cultivo nas regiões de altitude do Brasil. Morfologia: Altura de 12-15 m, de tronco com casca parda e lisa. Ramagem longa, esparsa, formando copa aberta. Inflorescências de pedúnculo longo, axilares ou terminais, em racemos curtos, com flores amarelas. Os frutos são vagens estreitas, achatadas, espiraladas quando se abrem, expondo as sementes globosas e vermelho-brilhantes. Fenologia: Floresce principalmente em março-abril. Informações Ecológicas: Árvore semidecídua.
Madeira: Madeira marrom-avermelhada, pesada e compacta. Informações Complementares: Sua madeira é utilizada na contrução civil e na marcenaria. As sementes têm largo emprego no artesanato, principalmente para confecção de bijuterias. A árvore possui atributos ornamentais que a recomendam ao uso paisagístico, sendo recomendado seu cultivo na arborização de parques e ruas, tanto isoladamente como em grupos ou renques. É uma planta rústica e de rápido crescimento.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |