Sementes de Palmeira Cariota (Caryota urens)
Sementes de Palmeira Cariota
Palmae (ou Arecaceae)
Caryota urens
Nomes Populares: Palmeira-Rabo-de-Peixe, Palmeira-Cariota e Palmeira-Toddy.
Ocorrência: Originária da Índia, Burma, Sri Lanka e Malásia, na floresta tropical, adaptou-se a regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Prefere solos bem drenados e tolera climas temperados quentes. É resistente a pleno sol, contudo tolerante a meia-sombra na fase jovem.
Morfologia: Palmeira desprovida de palmito visível, de 12-20 m de altura. Caule colunar, espesso e anelado de cerca de 38 cm de diâmetro. Inflorescências longas, muito ramificadas, pendentes, esverdeadas, com a presença de várias na mesma planta. Frutos globosos, verdes, depois avermelhados e pretos. Possui cristais de ácido oxálico que causam grande irritação aos olhos e è pele quando manuseados.
Fenologia: A sucessão de inflorescências resulta na morte gradativa da palmeira por volta dos 30 anos de idade.
Informações Complementares: Seus frutos não são comestíveis, porém, nas regiões de sua origem, utiliza-se a medula desta palmeira para obtenção de sagu (espécie de farinha) e o açúcar de sua seiva fermentado dá origem a uma bebida alcoólica denominada "toddy". Apesar de suas utilidades, o fator responsável por sua difusão é sua bela aparência.
Sementes de Palmeira Cariota
Nomes Populares: Palmeira-Rabo-de-Peixe, Palmeira-Cariota e Palmeira-Toddy. Ocorrência: Originária da Índia, Burma, Sri Lanka e Malásia, na floresta tropical, adaptou-se a regiões tropicais e subtropicais do Brasil. Prefere solos bem drenados e tolera climas temperados quentes. É resistente a pleno sol, contudo tolerante a meia-sombra na fase jovem. Morfologia: Palmeira desprovida de palmito visível, de 12-20 m de altura. Caule colunar, espesso e anelado de cerca de 38 cm de diâmetro. Inflorescências longas, muito ramificadas, pendentes, esverdeadas, com a presença de várias na mesma planta. Frutos globosos, verdes, depois avermelhados e pretos. Possui cristais de ácido oxálico que causam grande irritação aos olhos e è pele quando manuseados. Fenologia: A sucessão de inflorescências resulta na morte gradativa da palmeira por volta dos 30 anos de idade. Informações Ecológicas: Planta tropical de rápido crescimento e grande rusticidade.
Informações Complementares: Seus frutos não são comestíveis, porém, nas regiões de sua origem, utiliza-se a medula desta palmeira para obtenção de sagu (espécie de farinha) e o açúcar de sua seiva fermentado dá origem a uma bebida alcoólica denominada "toddy". Apesar de suas utilidades, o fator responsável por sua difusão é sua bela aparência. |