Sementes de Palmeira Licuri (Syagrus coronata)
Sementes de Palmeira Licuri
Arecaceae
Syagrus coronata (Mart.) Becc.
Nomes Populares: Licuri, Licurizeiro, Ouricuri e Coqueiro-Cabeçudo.
Ocorrência: Principalmente a leste do rio São Francisco, em Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia e norte de Minas Gerais, na caatinga e florestas semidecíduas, assim como nas zonas de transição para a restinga e o cerrado.
Morfologia: Caule Solitário, ereto de 3-10 m de altura e 15-25 cm de diâmetro. Folhas de 15-30 contemporâneas, distribuídas em 5 fileiras e com fibras lenhosas, grossas e achatadas na bainha. Inflorescências ramificadas; pedúnculo de 20-90 cm. Frutos elipsóides, amarelados, com tomento amarronzado, de 2 a 5 cm de comprimento, com mesocarpo suculento de sabor doce. Esta é uma palmeira sem entrenós visíveis, de caule angular.
Fenologia: Frutifica durante o verão.
Informações Complementares: O palmito, mesocarpo e amêndoa de seus frutos são comestíveis, enquanto as folhas fornecem cera; as amêndoas são usadas para extração de óleo para sabão e o endocarpo utilizado no artesanato. A palmeira é ornamental.
Fonte: Lorenzi, Harri; Kahn, Francis; Noblick, Larry R.; Ferreira, Evandro. Flora brasileira Lorenzi : Arecaceae (palmeiras). 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2010.
Sementes de Palmeira Licuri
Morfologia: Caule Solitário, ereto de 3-10 m de altura e 15-25 cm de diâmetro. Folhas de 15-30 contemporâneas, distribuídas em 5 fileiras e com fibras lenhosas, grossas e achatadas na bainha. Inflorescências ramificadas; pedúnculo de 20-90 cm. Frutos elipsóides, amarelados, com tomento amarronzado, de 2 a 5 cm de comprimento, com mesocarpo suculento de sabor doce. Esta é uma palmeira sem entrenós visíveis, de caule angular. Fenologia: Frutifica durante o verão. Sinonímia Botânica: Cocos coronata var. todari Becc., Syagrus coronata var. todari (Becc.) Becc., Glaziova treubiana Becc., Syagrus treubiana (Becc.) Becc., Cocos botryophora var. ensifolia Drude, Arecastrum romanzoffianumn var. ensifolium (Drude) Becc., Cocos quinquefaria Barb. Rodr., Glaziova trubiana Becc., e Syagrus treubiana (Becc.) Becc.
Informações Complementares: O palmito, mesocarpo e amêndoa de seus frutos são comestíveis, enquanto as folhas fornecem cera; as amêndoas são usadas para extração de óleo para sabão e o endocarpo utilizado no artesanato. A palmeira é ornamental. Fonte: Lorenzi, Harri; Kahn, Francis; Noblick, Larry R.; Ferreira, Evandro. Flora brasileira Lorenzi : Arecaceae (palmeiras). 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum. 2010. |