Sementes de Pau Brasil da Índia (Caesalpinia sappan)
Sementes de Pau Brasil da Índia
Leguminosae - caesalpinioideae
Caesalpinia sappan L.
Nomes Populares: Pau-Brasil-da-Índia e Falso-Pau-Brasil.
Ocorrência: Originária da Índia, adaptou-se bem ao Brasil, especialmente a região sudeste.
Morfologia: Altura de 5-7 m, de tronco com casca parda e superfície fissurada, espinhenta. Ramagem longa com espinhos agudos curtos formando copa aberta. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências terminais, em panículas cônico-piramidais, com flores amarelas. Frutos tipo vagem achatados de cor marrom-clara.
Fenologia: Floresce de fevereiro a abril.
Informações Ecológicas: Árvore semidecídua.
Madeira: Seu lenho foi utilizado para extração de corante vermelho.
Informações Complementares: Cultivada principalmente em coleções botânicas, é contudo adequada para o plantio em parques e jardins, tanto isolada como em agrupamentos. Esta espécie possui valor histórico, por ter sido trazida da Índia por navegantes portugueses antes da descoberta do Brasil a fim de extraírem do lenho o corante vermelho (sappanen sânscrito). É bastante confundida com o Pau-Brasil-Verdadeiro (Caesalpinia echinata) por suas semelhaças morfológicas.
Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003.
Sementes de Pau Brasil da Índia
Nomes Populares: Pau-Brasil-da-Índia e Falso-Pau-Brasil. Ocorrência: Originária da Índia, adaptou-se bem ao Brasil, especialmente a região sudeste. Morfologia: Altura de 5-7 m, de tronco com casca parda e superfície fissurada, espinhenta. Ramagem longa com espinhos agudos curtos formando copa aberta. Folhas compostas bipinadas. Inflorescências terminais, em panículas cônico-piramidais, com flores amarelas. Frutos tipo vagem achatados de cor marrom-clara. Fenologia: Floresce de fevereiro a abril. Madeira: Seu lenho foi utilizado para extração de corante vermelho. Informações Complementares: Cultivada principalmente em coleções botânicas, é contudo adequada para o plantio em parques e jardins, tanto isolada como em agrupamentos. Esta espécie possui valor histórico, por ter sido trazida da Índia por navegantes portugueses antes da descoberta do Brasil a fim de extraírem do lenho o corante vermelho (sappanen sânscrito). É bastante confundida com o Pau-Brasil-Verdadeiro (Caesalpinia echinata) por suas semelhaças morfológicas. Fonte: Lorenzi, Harri; Moreira de Souza, Hermes; Antonio Virmond Torres, Mario; Benedito Bacher, Luis.Árvores Exóticas no Brasil madeireiras, ornamentais e aromáticas. 1ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda. 2003. |