Sementes de Pau D’Alho (Gallesia integrifolia)
Sementes frescas e de Alto Vigor de Pau D´Alho. Cada pacote de 100g representam aproximadamente 1.500 unidades de sementes.
Sementes de Pau D‘Alho
Phytolaccaceae
Gallesia integrifolia (Spreng.) Harms.
Nomes Populares: Pau-D´Alho, Guararema, Ibirarema, Pau-de-Alho e Pau-Dálho.
Ocorrência: Ocorre geralmente nos estados da Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais até o Paraná na floresta pluvial atlantica e Goiás, Minas Gerais, Mato grosso do Sul, São Paulo e Paraná na florestal semidecídua da bacia do Paraná.
Morfologia: O Pau d´Alho possui altura de até 30 metros e seu tronco pode chegar até 140 cm de diâmetro. Folhas Glabras, coriáceas de até 16 cm de comprimento. Todas as partes da planta exalam um aroma que lembra o cheiro de alho, o qual é sentido a longas distancias principalmente em dias nublados e chuvosos.
Fenologia: Esta espécie floresce durante os meses de Fevereiro a Abril.
Madeira: Possui uma madeira moderadamente pesada (0,66g/cm³), dura ao corte, grã irregular, textura média a grossa, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. Empregada em tabuado em geral, sarrafos para construções temporárias, confecção de caixotaria e embalagens.
Sinonímia Botânica: Thouinia integrifolia Spreng, Gallesia gorarema (Vell.) Moq., Crataeva gorarema Vell., Gallesia ovata O.C. Schmidt., Gallesia integrifolia var. ovata (O.C. Scmidt) Nowicke.
Informações Complementares: Medicinalmente é utilizado o chá das raízes, casca e folhas, para o tratamento do reumatismo e úlceras. O chá das folhas é utilizado no combate à gripe. O cozimento das folhas e raspas da madeira é usado para banhar tumores. A cinza, rica em potássio, é muito procurada para o fabrico de sabão. Espécie indicada para o paisagismo de parques e grandes jardins, além de recuperação de áreas degradadas. Sua madeira é utilizada em construções temporárias, como tábuas de revestimentos, sarrafos, para confecção de barcos, fósforos, caixotaria rústica e embalagens leves.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Pau D‘Alho
Nomes Populares: Pau-D´Alho, Guararema, Ibirarema, Pau-de-Alho e Pau-Dálho. Ocorrência: Ocorre geralmente nos estados da Bahia, Espirito Santo, Minas Gerais até o Paraná na floresta pluvial atlantica e Goiás, Minas Gerais, Mato grosso do Sul, São Paulo e Paraná na florestal semidecídua da bacia do Paraná. Morfologia: O Pau d´Alho possui altura de até 30 metros e seu tronco pode chegar até 140 cm de diâmetro. Folhas Glabras, coriáceas de até 16 cm de comprimento. Todas as partes da planta exalam um aroma que lembra o cheiro de alho, o qual é sentido a longas distancias principalmente em dias nublados e chuvosos. Fenologia: Esta espécie floresce durante os meses de Fevereiro a Abril. Informações Ecológicas: Espécie perenifólia, seletiva higrófita, heliófita, característica da mata fluvial atlântica e da floresta semidecídua da bacia do Paraná. Ocorre preferencialmente em terrenos profundos, umidos e de alta fertilidade. Esta espécie pode ser considerada padrão de terra boa, pois somente nestas condições que se desenvolve. Pode ser encontrada tanto no interior da mata primária densa, como em formações secundárias. A árvore é frondosa e proporciona ótima sombra, sendo muito utilizada na arborização rural, pode também ser empregada no paisagismo de parques e grandes jardins. Planta pioneira e de rápido crescimento é ideal para reflorestamentos heterogêneos.
Madeira: Possui uma madeira moderadamente pesada (0,66g/cm³), dura ao corte, grã irregular, textura média a grossa, de baixa resistência ao ataque de organismos xilófagos. Empregada em tabuado em geral, sarrafos para construções temporárias, confecção de caixotaria e embalagens. Sinonímia Botânica: Thouinia integrifolia Spreng, Gallesia gorarema (Vell.) Moq., Crataeva gorarema Vell., Gallesia ovata O.C. Schmidt., Gallesia integrifolia var. ovata (O.C. Scmidt) Nowicke. Informações Complementares: Medicinalmente é utilizado o chá das raízes, casca e folhas, para o tratamento do reumatismo e úlceras. O chá das folhas é utilizado no combate à gripe. O cozimento das folhas e raspas da madeira é usado para banhar tumores. A cinza, rica em potássio, é muito procurada para o fabrico de sabão. Espécie indicada para o paisagismo de parques e grandes jardins, além de recuperação de áreas degradadas. Sua madeira é utilizada em construções temporárias, como tábuas de revestimentos, sarrafos, para confecção de barcos, fósforos, caixotaria rústica e embalagens leves. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |