Sementes de Pau Terra (Qualea grandiflora)
Sementes de Pau Terra Grande
Angiospermae - Vochysiaceae
Qualea grandiflora Mart.
Nomes Populares: Pau-Terra-Grande, Pau-Terra-do-Campo, Pau-Terra-do-Cerrado e Ariauá (PA).
Ocorrência: Amazônia até São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, no cerrado.
Morfologia: Altura de 7-12 m, dotado de copa globosa quando isolada, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. Flores amarelas, zigomorfas, diclamídeas, bissexuadas, dispostas em racemos apicais. Fruto cápsula lenhosa.
Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-janeiro. A maturação dos frutos ocorre com a planta quase totalmente despida da folhagem.
Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica do cerrado e campos cerrados. Amplamente dispersa por todos os cerrados do Brasil Central, é geralmente encontrada em terrenos altos, secos e bem drenados. Ocorre tanto em formações primárias como secundárias e, geralmente em alta frequência de indivíduos.
Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, textura média, pouco resistente, de baixa resistência ao apodrecimento quando exposta.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Pau Terra Grande
Nomes Populares: Pau-Terra-Grande, Pau-Terra-do-Campo, Pau-Terra-do-Cerrado e Ariauá (PA). Ocorrência: Amazônia até São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, no cerrado. Morfologia: Altura de 7-12 m, dotado de copa globosa quando isolada, com tronco de 40-60 cm de diâmetro, revestido por casca acinzentada. Flores amarelas, zigomorfas, diclamídeas, bissexuadas, dispostas em racemos apicais. Fruto cápsula lenhosa. Fenologia: Floresce durante os meses de dezembro-janeiro. A maturação dos frutos ocorre com a planta quase totalmente despida da folhagem. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, seletiva xerófita, característica do cerrado e campos cerrados. Amplamente dispersa por todos os cerrados do Brasil Central, é geralmente encontrada em terrenos altos, secos e bem drenados. Ocorre tanto em formações primárias como secundárias e, geralmente em alta frequência de indivíduos. Madeira: Moderadamente pesada, macia ao corte, textura média, pouco resistente, de baixa resistência ao apodrecimento quando exposta. Informações Complementares: A madeira pode ser empregada para tabuado em geral, para forros, confecção de brinquedos, estruturas de móveis, miolo de compensados, caixotaria, etc. A árvoe possui características ornamentais que a tornam interessante para o paisagismo em geral, apesar de seu lento crescimento e dificuldade de multiplicação. Planta pioneira adaptada a áreas abertas e a terrenos pobres, pode ser aproveitada para reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |