Sementes de Peroba Poca (Aspidosperma cylindrocarpon)
Sementes de Peroba Poca / Peroba-Osso
Apocynaceae
Aspidosperma cylindrocarpon Mull. Arg
Nomes Populares: Peroba-Poca, Peroba-Iquira, Peroba-de-Lagoa-Santa, Peroba-de-Minas e Peroba-Rosa, Peroba-Osso.
Ocorrência: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná.
Morfologia: Altura de 8-16 m, com tronco de 40-70 cm, de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 6-12 cm de comprimento por 2-6 cm de largura. Flores amareladas, reunidas em inflorescências paniculadas axilares. Fruto pixídio cilíndrico com sementes aladas.
Fenologia: Floresce de setembro até meados de novembro junto com o aparecimento de novas folhas.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, de grande durabilidade quando não se encontra em contato com o solo e a umidade.
Informações Complementares: A madeira é empregada na construção civil, carpintaria, para tacos e carrocerias. A árvore é bastante ornamental, principalmente pela copa piramidal de folhagem brilhante; presta-se muito bem para o paisagismo em geral. Como planta de rápido crescimento e tolerante à insolação direta, é útil nos reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Peroba Poca / Peroba-Osso
Aspidosperma cylindrocarpon Mull. Arg Ocorrência: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo, na floresta latifoliada semidecídua da bacia do Paraná. Morfologia: Altura de 8-16 m, com tronco de 40-70 cm, de diâmetro. Folhas simples, glabras, de 6-12 cm de comprimento por 2-6 cm de largura. Flores amareladas, reunidas em inflorescências paniculadas axilares. Fruto pixídio cilíndrico com sementes aladas. Fenologia: Floresce de setembro até meados de novembro junto com o aparecimento de novas folhas. Informações Ecológicas: Planta decídua, heliófita, característica da floresta semidecídua da bacia do Paraná situada sobre solos bem drenados e de média e baixa fertilidade. Apresenta dispersão irregular e descontínua, aumentando sua frequência à medida que se encaminha para o rio Paraná ou seus afluentes. Ocorre tanto no interior da floresta primária densa, como em formações abertas e secundárias.
Madeira: Moderadamente pesada, dura, de grande durabilidade quando não se encontra em contato com o solo e a umidade. Sinonímia Botânica: Aspidosperma brevifolia Rusby, Aspidosperma cylindrocarpon Müll. Arg. var. genuinum Hassl., Aspidosperma cylindrocarpon Müll. Arg. var. macrophyllum Hassl.
Informações Complementares: A madeira é empregada na construção civil, carpintaria, para tacos e carrocerias. A árvore é bastante ornamental, principalmente pela copa piramidal de folhagem brilhante; presta-se muito bem para o paisagismo em geral. Como planta de rápido crescimento e tolerante à insolação direta, é útil nos reflorestamentos heterogêneos de áreas degradadas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |