Sementes de Tingui Preto (Dictyoloma vandellianum A.H.L. Juss.)
Sementes de Tingui Preto / Sabugueiro-do-Mato
Rutaceae
Dictyoloma vandellianum A.H.L. Juss.
Nomes Populares: Tingui-Preto e Tingui
Ocorrência: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, na floresta pluvial atlântica.
Morfologia: Altura de 4-7 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipenadas, com 9-17 pinas, com face inferior de cor mais clara. Fruto cápsula deiscente.
Fenologia: Floresce de fevereiro a abril.
Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, seletiva higrófita, característica da mata pluvial da encosta atlântica. É planta de distribuição descontínua e encontrada em baixa frequência, principalmente em formações abertas e secundárias.
Madeira: Moderadamente pesada, compacta, resistente, de boa durabilidade quando protegida das intempéries.
Sinonímia Botânica: Dictyoloma incanescens DC.
Informações Complementares: A madeira pode ser empregada para forros, brinquedos, caixotaria e para lenha e carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Planta pioneira de rápido crescimento, é indicada para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002.
Sementes de Tingui Preto / Sabugueiro-do-Mato
Nomes Populares: Tingui-Preto e Tingui Ocorrência: Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, na floresta pluvial atlântica. Morfologia: Altura de 4-7 m, com tronco de 20-30 cm de diâmetro. Folhas compostas bipenadas, com 9-17 pinas, com face inferior de cor mais clara. Fruto cápsula deiscente. Fenologia: Floresce de fevereiro a abril. Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, seletiva higrófita, característica da mata pluvial da encosta atlântica. É planta de distribuição descontínua e encontrada em baixa frequência, principalmente em formações abertas e secundárias. Madeira: Moderadamente pesada, compacta, resistente, de boa durabilidade quando protegida das intempéries. Sinonímia Botânica: Dictyoloma incanescens DC. Informações Complementares: A madeira pode ser empregada para forros, brinquedos, caixotaria e para lenha e carvão. A árvore é bastante ornamental, principalmente quando em flor; pode ser empregada com sucesso no paisagismo em geral. Planta pioneira de rápido crescimento, é indicada para plantios mistos destinados à recomposição de áreas degradadas. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 4ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2002. |