Sementes de Urucum (Bixa orellana L.)
Sementes de Urucum / Colorau
Angiospermae - Bixaceae
Bixa orellana L.
Nomes Populares: Urucu, Urucum, Colorau, Açafroa e Açafroeira-da-Terra (BA).
Ocorrência: Região amazônica até a Bahia na floresta pluvial, geralmente ao longo de rios e largamente cultivada pelos indígenas amazônicos.
Morfologia: Altura de 3-5 m, de copa baixa e densa, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Flores grandes de cor rósea, reunidas em panículas terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas de cor vermelho-rosada ou amarelada, cobertas por arilo vermelho (corante), revestidos por espinhos moles.
Fenologia: Floresce principalmente durante a primavera e início do verão. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono.
Madeira: Leve, mole, de cor amarelada e desprovida de cerne, de baixa durabilidade natural sob quaisquer condições.
Informações Complementares: A madeira serve apenas para lenha. Suas sementes são condimentares e tintoriais; as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina), são extraídas da polpa que envolve as sementes; são empregadas na culinária, e nas indústrias alimentar, de impressão e de tecidos. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e como planta ornamental. É muito empregada pelos índios amazônicos para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente.
Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008.
Sementes de Urucum / Colorau
Ocorrência: Região amazônica até a Bahia na floresta pluvial, geralmente ao longo de rios e largamente cultivada pelos indígenas amazônicos. Morfologia: Altura de 3-5 m, de copa baixa e densa, com tronco de 15-25 cm de diâmetro. Flores grandes de cor rósea, reunidas em panículas terminais. Os frutos são cápsulas arredondadas de cor vermelho-rosada ou amarelada, cobertas por arilo vermelho (corante), revestidos por espinhos moles. Fenologia: Floresce principalmente durante a primavera e início do verão. Os frutos amadurecem no final do verão e início do outono. Informações Ecológicas: Planta perenifólia, heliófita, pioneira, característica da floresta amazônica de várzea. Ocorre preferencialmente em solos férteis e úmidos de beira de rios. Produz anualmente grande quantidade de sementes viáveis, que são disseminadas tanto pelo homem como pelos animais.
Madeira: Leve, mole, de cor amarelada e desprovida de cerne, de baixa durabilidade natural sob quaisquer condições. Sinonímia Botânica: Bixa acuminata Bojer, Bixa americana Poir., Bixa odorata Ruiz & Pav. ex G. Don, Bixa tinctoria Salisb., Bixa urucurana Willd., Orellana americana Kuntze e Orellana orellana (L.) Kuntze.
Informações Complementares: A madeira serve apenas para lenha. Suas sementes são condimentares e tintoriais; as matérias tintoriais de cor amarela (orelina) e vermelha (bixina), são extraídas da polpa que envolve as sementes; são empregadas na culinária, e nas indústrias alimentar, de impressão e de tecidos. A árvore é cultivada em muitas regiões do país para exploração de suas sementes e como planta ornamental. É muito empregada pelos índios amazônicos para tingir a pele, como repelente de insetos e para rituais religiosos. Pela rapidez de crescimento em ambientes abertos, pode ser plantada em áreas degradadas de preservação permanente. Fonte: Lorenzi, Harri. Árvores Brasileiras Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil Vol.01. 5ª edição. Nova Odessa: Instituto Plantarum de Estudos da Flora Ltda.2008. |